Convidados

 

Conheça nossos convidados:

Aline Cristiane Pan          

Física – PUCRS

Doutora em Energia Solar Fotovoltaica – UPM/Espanha

Professora da UFRGS/Tramandaí

Membro da Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar

Possui graduação em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (2002), mestrado em Engenharia de Materiais pela PUCRS (2004) e doutorado em Energia Solar Fotovoltaica pela Universidade Politécnica de Madri (2009). Tem experiência na área de Energia Solar Fotovoltaica, Energias Renováveis, Física e Engenharia e Tecnologia dos Materiais, com ênfase em materiais semicondutores, atuando principalmente nos seguintes temas: célula solar bifacial de silício, conversores fotônicos e pontos quânticos. Coordenou/Idealizou o Curso de Especialização em Energias Renováveis de 2012 até 2018, e o Núcleo de Educação Continuada da Escola de Ciências de 2017 a 2018 da PUCRS. Atuou como professora adjunta da Escola de Ciências, do Curso de Especialização em Gestão da Qualidade para o Meio Ambiente e do Curso de Especialização em Energias Renováveis da PUCRS por 8 anos. Atualmente é Professora Adjunta/Dedicação Exclusiva no Curso de Engenharia de Gestão de Energia e do Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)/Campus Litoral Norte. Integrante/convidada do simpósio “Brazilian-German Frontiers of Science and Technology” (BRAGFOST) 2017 em Postdam-Alemanha. Membro/convidada do Grupo de Trabalho “Equidade de Gênero” promovido pela CAPES (2018). Mãe de dois filhos, Sofia e Benício, 2012 e 2014.


Clarissa Loureiro

Engenheira Eletricista – Universidade Federal de Campina Grande

Mestra em Engenharia Elétrica – UNICAMP

Learning Facilitator Flow Module – Digital Transformation Course

Clarissa Loureiro is a PhD candidate at University of Campinas, Unicamp, SP, Brazil. Her academic background ranges from different universities of Brazil, France and USA. She has several years of work experience related to the research and development of biomedical engineering. Her area of research involves neurosciences, electrical engineering, ionizing radiations, and electromagnetism applied to new diagnoses and therapies of diseases such as cancer, Alzheimer’s, Parkinson’s, among others. She worked with robotics, participated in competitions and projects. She does projects in the area of technology for public school education. She has participated in the Smart City planning project of the Campinas, SP, Brazil, development department. She has given more than 50 lectures in Brazil and Latin America, encouraging the empowerment of women in scientific and technological areas, she is participating in NGOs related to early childhood education and supporting women in the market of work. She is a delegate from the state of São Paulo of public policies and counselor of the municipality of Campinas of the Municipal Council of Women’s Rights, CMDM. She also researches on women’s mental health, and she is a promoter of social entrepreneurship projects.


Cristiano Saboia Ruschel          

Engenheiro Mecânico – UFRGS

Doutor em Engenharia na área de Energia Solar Fotovoltaica – UFRGS

Analista de Pesquisa Energética – EPE

Mestre e Doutor em Energia pela UFRGS, desenvolvi minha dissertação e tese no Laboratório de Energia Solar (LABSOL), nas áreas de simulação e monitoramento de sistemas fotovoltaicos. Durante meu período de pesquisa, tive oportunidade de auxiliar em diversos trabalhos do laboratório, adquirindo experiência em medidas elétricas de irradiância solar, temperatura e curvas IXV de módulos fotovoltaicos, em condições externas e com simulador solar de flash, fazendo uso também de análise com câmera termográfica em sistemas instalados. Participei de projetos de usinas fotovoltaicas, incluindo a especificação de requisitos para termos de referência a serem utilizados em licitações, a utilização de softwares de análise e dimensionamento de sistemas fotovoltaicos, tanto comerciais (PVSYST e SAM – NREL), quanto desenvolvidos pelo LABSOL (CREARRAY, PVSIZE). Em minha dissertação, desenvolvi parte de uma ferramenta computacional de simulação de operação de sistemas fotovoltaicos. Desde 2015, trabalho na EPE como Analista de Pesquisa Energética, aplicando os conhecimentos adquiridos em meus estudos de pós-graduação na realização de estudos diversos envolvendo energia solar fotovoltaica, além de desempenhar papel importante na análise técnica de empreendimentos desse tipo para os leilões de energia do mercado regulado. Dentre os estudos que participo, possuo papel mais relevante naqueles que incluem simulação de sua produção, como por exemplo: usinas híbridas eólico-fotovoltaicas, suprimento híbrido para sistemas isolados, contribuição para ponta de usinas fotovoltaicas no SIN, influência da discretização temporal na simulação de produção FV e estudo para revisão de Garantia Física de empreendimentos fotovoltaicos. Outros estudos com participação importante são aqueles que incluem o conhecimento da tecnologia fotovoltaica, como o acompanhamento das características de empreendimentos fotovoltaicos, em Notas Técnicas anuais, sistemas fotovoltaicos flutuantes e definição da potência nominal de inversores para fins regulatórios.


Cleicio Poleto Martins

MBA – Fundação Getúlio Vargas

Engenheiro Mecânico –  UFSC

Mestre em Energia e Sutentabilidade

Diretor Presidente da CELESC

Suas áreas de atuação no setor de energia incluem:  Centrais Geradoras do Sul do Brasil S.A. (Gerasul): Engenheiro de operação (carreira gerencial / 2001 – 2008). Diretoria de Produção de Energia; Companhia Vale do Rio Doce – VALE: Coordenador Operação Térmica (2008 – 2009). Diretoria de Energia.  Tractebel Energia S.A (antiga Gerasul): Engenheiro de Manutenção (carreira gerencial / 2009 – 2011). Diretoria de Produção de Energia.  Tractebel Energia S.A: Gerente de usina de geração de energia elétrica (2011 – 2016). Diretoria de Produção de Energia.  Engie Brasil Energia (antiga Tractebel Energia): Gerente de usina de geração de energia elétrica (2016 / 2018) / Diretoria de Geração de Energia. Desde dezembro de 2018 é Diretor Presidente das Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A.(CELESC).
Eu localizei o link, abaixo, e retirei as principais informações.

Daniela Neuffer

Engenheira Civil – Universität Stuttgart, US, Alemanha

Doutora em Engenharia Civil e Ambiental – Universität Stuttgart, US, Alemanha.

Pesquisadora e consultora da Universität Stuttgart, US, Alemanha.

Engenheira Civil e pós-graduada em Engenharia Civil pela Universität Stuttgart, Alemanha (1997). Doutora em Técnicas de Proteção Ambiental pela Universität Stuttgart (2004). Atualmente é pesquisadora e consultora da Universität Stuttgart no Institut für Siedlungswasserbau, Wassergüte- und Abfallwirtschaft (Instituto de Engenharia Sanitária, Qualidade da Água e Resíduos Sólidos, ISWA) na Universität Stuttgart e na empresa TTI GmbH. Coordenadora da Dupla Dipliomação e professora do Programa de Pós-Graduação – Mestrado Internacional em Meio Ambiente Urbano e Industrial (PPGMAUI) da UFPR, Universität Stuttgart e SENAI-PR. Membro do comitê assessor AK-11.6 (Resíduos de óleo e graxas) da Deutsche Vereinigung für Wasserwirtschaft, Abwasser und Abfall (Associação Alemã para Gerenciamento de Água, Águas Residuárias e Resíduos, DWA). Atua principalmente nos seguintes temas: tecnologias para tratamento de efluentes municipais e industriais, técnicas e tecnologias para abastecimento de água, reúso de água, tratamento e aproveitamento de lodo e resíduos, co-fermentação anaeróbica, geração e aproveitamento de biogás.


Elisa Badziack

Mestre em Engenharia na University of California – Irvine

Engenheira Ambiental – UFPR

Assessora de Meio Ambiente da Rede Brasil do Pacto Global da ONU

É Engenheira Ambiental pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Tecnóloga em Química Ambiental pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e Mestre em Engenharia na University of California – Irvine, nos Estados Unidos. Participou do programa de Trainee na Votorantim Cimentos, com formação em gestão empresarial, onde foi reconhecida como Jovem Talento. Tem mais de dez anos de experiência com foco na gestão corporativa de emissões atmosféricas, inventário de carbono, combustíveis e matérias-primas alternativas, relatório de sustentabilidade e planejamento estratégico. Compôs a equipe da ONU Meio Ambiente trabalhando dentro do Ministério do Meio Ambiente, em Brasília, com a Convenção de Minamata, sobre segurança química do mercúrio. Durante experiência na Alemanha, executou o inventário da frota veicular da prefeitura da cidade de Karlsruhe e se envolveu com projetos de gestão de recursos hídricos. Em 2018 passou a integrar a equipe do Pacto Global como Assessora de Meio Ambiente, sendo responsável pela Plataforma Ação pelo Clima.


Gustavo Medeiros de Araújo

Graduado em Processamento de Dados – Universidade Católica de Brasília

Doutor em Engenharia de Automação e Sistemas

Doutor em Engenharia de Automação e Sistemas pela UFSC (2013) e mestre em Ciência da Computação pela UFSC (2007). Tem experiência na área de Ciência da Computação e Automação, com ênfase em Data Science, Machine e Deep Learning e Cyber-Physical System. Possui duas linhas de pesquisa: i) Aplicações com Data Science, Machine e Deep Learning e ii) Protocolos de Redes de Sensores Sem Fio (RSSF) e MANTEs. Além da formação acadêmica, possui experiência na indústria de software desenvolvendo sistemas de informação para o governo federal e sistemas para a indústria de automação. Atualmente, é professor Adjunto A2 da Universidade Federal de Santa Catarina, membro do Laboratório de Integração Software e Hardware (LISHA) e membro do Laboratório de Engenharia e Ciência de Dados (LECID).


Jose Wagner Maciel Kaehler          

Engenheiro Eletricista- Universidade Federal de Santa Maria (1972)

Mestre em Engenharia Elétrica- Universidade Federal de Itajubá (1976)

Doutor em Centre D’énergétique – CENERG- Ecole Nationale Supérieure des Mines de Paris (1993).

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Maria (1972), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (1976) e doutorado em Centre Dénergétique – CENERG – Ecole Nationale Supérieure des Mines de Paris (1993). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pampa. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Instalações Elétricas e Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: eficiência energética, conservação de energia elétrica, planejamento integrado de recursos energéticos, comercialização de energia elétrica e sistemas elétricos de potência. Coordena desde 2011 o Grupo de Pesquisa em Exploração Integrada de Recursos Energéticos – EIRE, envolvendo ações de ensino, pesquisa, desenvolvimento tecnológico e extensão universitária, tanto pelo lado da Oferta de Energia (SSM) como pelo lado da Demanda (DSM).


Kathlen Schneider          

Engenheira Civil – UFSC

Mestra em Engenharia Civil – UFSC

Diretora do Insituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas na América Latina (IDEAL)

Co-fundadora da Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar (MESol)

Possui graduação e mestrado em Engenheira Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Foi bolsista de Iniciação Científica no Laboratório de Eficiência Energética em Edificações (LabEEE) na mesma instituição. Fez graduação sanduíche na Nova Zelândia, na Victoria University of Wellington, onde estudou no curso de Building Science com ênfase em Sustainable Egineering Systems. Atualmente épesquisadora do Centro de Pesquisa e Capacitação em Energia Solar (Fotovoltaica-UFSC) onde estuda sistemas energia solar fotovoltaica integrados a edificações urbanas e geração distribuída compartilhada com enfoque em cooperativas.


Marco Olívio Morato de Oliveira

Engenheiro Agrônomo

Analista de Técnico e Econômico em Energia e Meio Ambiente na Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB)

Engenheiro com experiência nos setores elétrico e agropecuário. No setor elétrico atuando com foco no aprimoramento de aspectos regulatórios de agentes de distribuição e geração de energia, inclusive em energias alternativas e renováveis na geração distribuída (GD). Em meio ambiente, atuação na análise de impacto de leis e normativos.
Dentre as atuais atribuições esta o fomento do cooperativismo, principalmente o de Infraestrutura, cujo o qual engloba cooperativas de distribuição e geração de energia, e de telecomunicações, realizando análises e contribuições em leis e normativos, com interlocução com equipes técnicas do Ministério de Minas e Energia e Agência Nacional de Energia Elétrica.
No tema ambiental, especialista em Cadastro Ambiental Rural, Código Florestal e Política Nacional de Recursos Hídricos. Atuação nos temas Biodiversidade, Desenvolvimento Sustentável e Mudanças Climáticas. Interlocução com as equipes técnicas do Ministério de Meio Ambiente e Serviço Florestal Brasileiro visando o aprimoramento das políticas públicas e o fomento de boas práticas.
No Setor Agropecuário, conhecimento em cadeias produtivas agroindustriais, incluindo boas práticas de produção e desenvolvimento de arranjos produtivos locais.